TERAPIA OCUPACIONAL

TERAPIA OCUPACIONAL

R$ 199,90
R$ 149,90

Bacharel EAD


O Curso de Terapia Ocupacional tem como público-alvo alunos que concluíram o Ensino Médio e com o interesse de atuar nesta área.


OBJETIVOS DO CURSO


A formação do Terapeuta Ocupacional tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:


Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;


Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;


Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;


Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;


Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;


Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.


MERCADO DE TRABALHO


Existem inúmeras áreas de atuação para essa profissão, tendo em vista que os atendimentos englobam pacientes de diferentes idades e também com situações adversas. Algumas delas:


•Educacional


Na área educacional, o profissional atende crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento psicomotor, estimulando as partes sensorial, neurológica e motora.

As atividades vão desde o brincar terapêutico, como desafios enigmáticos, até a prática de exercícios que abordam leitura, escrita e convivência com os números.


•Reabilitação pós-trauma


Muita gente que sofre acidentes e perde membros do corpo, ou fica com os movimentos debilitados, pode contar com o auxílio de um terapeuta ocupacional. Nesse sentido, as tarefas vão auxiliar na recuperação de atividades rotineiras, como se vestir, escovar os dentes, tomar banho, pagar contas etc.


•Clínicas privadas


Quem sofre de doenças mentais, como a depressão, encontra na terapia ocupacional um estímulo à motivação e ao bem-estar.

Com atividades diversas, o profissional conduz o paciente a aumentar a autoestima, a autoconfiança e, principalmente, a independência. São fatores que auxiliam na retomada da vida, como em uma recolocação profissional.


•Gerontologia


Inúmeros terapeutas ocupacionais atuam na reabilitação e reintegração social de idosos, seja em casas de repouso, seja por meio do atendimento individualizado.

Com o aumento na expectativa de vida da população, é cada vez mais necessária a abordagem, visando a melhorias consideráveis no bem-estar e na motivação.


•Psiquiatria no setor público


O profissional pode atuar, também, em setores públicos, como em Centros de Assistência Psicossocial (Caps), com foco no atendimento de pacientes que tenham algum distúrbio mental.

Entre as doenças psiquiátricas, podemos citar síndrome do pânico, distúrbio de ansiedade e alcoolismo ou no atendimento de outros tipos de doenças. Nesse caso específico, os atendimentos podem ser individualizados ou em grupo.


•Reabilitação social


É fundamental a presença de um terapeuta ocupacional em centros de recuperação de menores infratores, presídios, clínicas de dependentes químicos, visando à correta reintegração social.

Dessa forma, as reincidências de crimes diminuem consideravelmente, fazendo com que os pacientes conquistem autonomia e novas formas de ocupação do tempo.


1° Período


Anatomia-60

Fisiologia-60

Biologia Humana-60

Biologia Tecidual-60

Introdução a Sociologia para Terapia Ocupacional-60

Aspectos Sociais e Ambientais-30

Introdução à Educação a Distância-30


2° Período


Cinesiologia Aplicada a Terapia Ocupacional-60

Abordagens Grupais Aplicadas a Terapia Ocupacional-60

Constituição do Campo a Terapia Ocupacional-60

Perspectivas Teórico-Metodológicas em Terapia Ocupacional-60

Bioestatística Aplicada a Saúde-60

PI – Terapia Ocupacional e Saúde-60


3° Período


Atividades e Recursos Terapêuticos: 

Atividades Lúdicas-60

Atividades e Recursos Terapêuticos: 

Processos Criativos-60

Atividades e Recursos Terapêuticos: 

Recursos Tecnológicos-60

Cinesioterapia-60

Política de Saúde e Reabilitação no Brasil-60

PI – Recursos Terapêuticos-60


4° Período


Desenvolvimento Infantil-60

Terapia Ocupacional e Práticas Corporais I-60

Atividades e Recursos Terapêuticos: 

Linguagens-60

Atividades e Recursos Terapêuticos: 

Repertório de Atividades-60

Atividades e Recursos Terapêuticos: 

Cotidiano-60

Metodologia da Pesquisa Científica-60


5° Período


Prática Assistida em Terapia Ocupacional I – Instituições-60

Terapia Ocupacional em Saúde Mental-60

Terapia Ocupacional e Programas Hospitalares-60

Terapia Ocupacional em Deficiência Mental e Distúrbios Globais do Desenvolvimento-60

Estágio Supervisionado I-60


6° Período


Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador-60

Prática Assistida em Terapia Ocupacional II – Vínculos e Narrativas-60

Terapia Ocupacional na Saúde do Idoso-60

Sistema Sensorial e Terapia Ocupacional-60

Ética e Deontologia-60

Estágio Supervisionado II-60


7° Período


Tecnologias Assistivas-60

Prática Assistida em Terapia Ocupacional III – Brincar-60

Relacionamento Interpessoal-60

Terapia Ocupacional Social-60

Estágio Supervisionado III-60


8° Período


Prática Assistida em Terapia Ocupacional IV – 

Atuação em Terapia Ocupacional-60

Estágio Supervisionado IV-60

Atividades Complementares-60

Atividades de Extensão-320

Trabalho de Conclusão de Curso-60


Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário